quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

André Luiz



André Luiz é o nome atribuído pelo médium Chico Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada.

No movimento espírita, há quem sustente que, em sua última encarnação, teria sido um médico brasileiro residente no Rio de Janeiro, e entre esses, citado o nome de Oswaldo Cruz. Existe uma teoria que afirma que o médico carioca que assina como André Luiz, se chamava Dr. Faustino Esposel[1]. Este médico também fora, por dois mandatos na década de 1920, presidente do Clube de Regatas Flamengo.

O parapsicólogo padre Oscar González Quevedo chegou a afirmar que o próprio espírito teria se identificado como "Cruz".

Uma leitura atenta de Nosso Lar, aliada a algum conhecimento da biografia do cientista brasileiro, levará à constatação de que são personalidades distintas uma da outra. André Luiz fora filho de um comerciante, enquanto que Oswaldo Cruz era filho de Bento Gonçalves Cruz, médico veterano da Guerra da Tríplice Aliança. Adicionalmente, recorde-se que Oswaldo Cruz desencarnou em 1917, vítima de insuficiência renal, sendo que André Luiz desencarnou em decorrência de oclusão intestinal e, tendo passado "mais de oito anos" nas regiões umbralinas, estava ainda se adaptando à vida em Nosso Lar, para onde acabara de ser levado, quando recebeu a notícia de que era agosto de 1939. Portanto, deve ter desencarnado por volta de 1929 ou 1930.

Na obra Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, do mesmo médium, afirma-se que Oswaldo Cruz teria sido a última encarnação de Estácio de Sá.

Segundo uma outra opinião dos espíritas brasileiros, André Luiz teria sido o também médico Carlos Chagas, este falecido em 1934, Contudo dados biográficos do cientista e da entidade também não conferem. Carlos Chagas falecera motivado por um enfarto, e seu pai falecera quando este possuía apenas 4 anos de idade, diferente do relatado em seus livros, quando se remete ao convívio com seu pai durante a juventude. Também não se deve esquecer que vários pormenores das obras de André Luiz foram preventivamente alterados.

Obras de André LuizLivros psicografados por Chico Xavier que são assinados por André Luiz:

Coleção A Vida no Mundo Espiritual

Nosso Lar
Os Mensageiros
Missionários da Luz
Obreiros da Vida Eterna
No Mundo Maior
Libertação
Entre a Terra e o Céu
Nos Domínios da Mediunidade
Ação e Reação
Evolução em Dois Mundos
Mecanismos da Mediunidade
Sexo e Destino
E a Vida Continua...

Outras obras
Agenda Cristã
Conduta Espírita
Desobsessão

Observação
Todas essas dezesseis obras eram agrupadas sob o título geral de Série André Luiz.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Luiz_(esp%C3%ADrito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário